sexta-feira, 4 de novembro de 2011

WEBQUEST- ATRITO


1. INTRODUÇÃO
            Esta Webquest destina-se inicialmente ao cumprimento de uma tarefa  desenvolvida pelo curso de Mídias  na Educação do pólo de Camargo. Será abordado o tema Atrito com uma turma do Ensino Médio na disciplina de Física. Além de ser parte integrante dos conteúdos desta disciplina, os alunos estarão preparando-se para demonstração prática do seu aprendizado durante a feira do Conhecimento a ser  desenvolvida na escola. O tema aborda além das características gerais, sua classificação e fórmulas, as vantagens e desvantagens dos efeitos  do atrito no dia a dia  do ser humano e suas atividades gerais. Busca ainda ressaltar as soluções práticas para as situações indesejadas ou prejudiciais advindas do atrito.
2. PÚBLICO ALVO:
            Alunos do 1º ano do Ensino Médio  na disciplina de Física da turma 111, da Escola Estadual de Ensino Médio Vila Maria.
3. TEMA
            Atrito: Vantagens e Desvantagens
4.TEMPO:
             A atividade será desenvolvida em 2 períodos semanais, conforme carga horária da disciplina. Do período de 13/10/11 a 04/11/11.
5. RECURSOS
            - Computador
            - Vídeos
            - Livros didáticos
            - Internet
            - Projetor multimídia
6. TAREFA
            As atividades deverão ser desenvolvidas em vários momentos:
1º momento:A turma será dividida em grupos de quatro alunos.Deverão pesquisar nos links abaixo citados sobre o tema atrito, bem como selecionar um vídeo do you tube de até 5 minutos para posterior apresentação juntamente com uma atividade prática para demonstração da força de atrito.
            Inicialmente então. Cada grupo deverá pesquisar sobre:
- o que é atrito
- quais os tipos de atrito(diferenciar atrito estático de cinético)
- identificar o valor em tabelas de alguns coeficientes de atrito.
- reconhecer a existência de atrito no cotidiano das atividades diárias das  pessoas.
- identificar a presença de atrito de forma prejudicial às atividades humanas e as formas de minimizar seus efeitos e consequências.
- Identificar a presença de atrito de forma produtiva e necessária a certas atividades humanas.
Para este momento é indicado que os alunos acessem os seguintes links e é importante nesta etapa que cada aluno faça o acesso individualizado, já que existe computadores para todos. Os links sugeridos são:


2º momento: Para maiores informações , os alunos podem ainda acessar diversos livros específicos presentes na biblioteca, fazendo então uma síntese dos principais aspectos sobre o assunto para posterior construção de material em PowerPoint.
3º momento:
                        Realizada a síntese do tema, cada grupo fará a construção das informações adquiridas em PowerPoint.
  . O professor então fará uma seleção daquele material que melhor especificar o tema em questão e o grupo com o projetor multimídia apresentará para os demais colegas. Para pesquisar como construir em  PowerPoint,  os alunos deverão acessar os seguinte links, para a partir de então construir a apresentação. O s links sugeridos são:



4º momento:
Cada grupo pesquisará ainda  na Internet um vídeo referente ao assunto que não ultrapasse o tempo de cinco minutos para não se tornar cansativo. O material deverá ser baixado e salvo no pen drive da professora junto com a construção do PowerPoint.     A professora fará uma seleção daquele que melhor define o tema abordado.
            O desenvolvimento da prática experimental a ser apresentada deverá ser construída em grupo como tarefa de casa  para ser apresentada  na aula de encerramento das atividades.
5º momento:
            Neste último momento o grupo selecionado faz apresentação do PowerPoint com o projetor multimídia, em seguida apresenta o vídeo escolhido. Ao final desta apresentação então todos os grupos fazem a exposição prática de sua atividade experimental.
7.AVALIAÇÂO
Esta será realizada considerando-se os diversos momentos de desenvolvimento do trabalho totalizando uma pontuação de 15. Porém mesmo o trabalho sendo em grupo será considerado a avaliação individual.
. de o a 5 pontos: Interesse e participação durante a pesquisa e acesso aos links na internet
. de 0a 5 pontos: interesse, participação e adequação do conteúdo na construção do PowerPoint e seleção do vídeo.
. de de 0a 5 pontos: atividade prática experimental.
8. CONCLUSÃO
            A presente Webquest  buscou desenvolver a capacidade de pesquisa  dos alunos através da indicação de links previamente definidos pelo professor, como possibilidade educativa proposta pelo curso de Mídias na Educação. Sem dúvida a Webquest tem se mostrado uma alternativa muito eficiente para o uso das tecnologias e mídias para o ensino dirigido, pois a seleção prévia realizada pelo professor  aos sites fornecidos, favorece  uma linha central de pesquisa, sem o risco de o aluno dispersar-se em outros sites que não atendam aos pontos relevantes da pesquisa.



2 comentários:

  1. Terrimar achei muito legal sua webquest. Ruti

    ResponderExcluir
  2. Colega Terrimar, seu blog está ótimo.Parabéns.Maria Ely

    ResponderExcluir