1. INTRODUÇÃO
Esta Webquest destina-se inicialmente ao cumprimento de uma tarefa desenvolvida pelo curso de Mídias na Educação do pólo de Camargo. Será abordado o tema Atrito com uma turma do Ensino Médio na disciplina de Física. Além de ser parte integrante dos conteúdos desta disciplina, os alunos estarão preparando-se para demonstração prática do seu aprendizado durante a feira do Conhecimento a ser desenvolvida na escola. O tema aborda além das características gerais, sua classificação e fórmulas, as vantagens e desvantagens dos efeitos do atrito no dia a dia do ser humano e suas atividades gerais. Busca ainda ressaltar as soluções práticas para as situações indesejadas ou prejudiciais advindas do atrito.
2. PÚBLICO ALVO:
Alunos do 1º ano do Ensino Médio na disciplina de Física da turma 111, da Escola Estadual de Ensino Médio Vila Maria.
3. TEMA
Atrito: Vantagens e Desvantagens
4.TEMPO:
A atividade será desenvolvida em 2 períodos semanais, conforme carga horária da disciplina. Do período de 13/10/11 a 04/11/11.
5. RECURSOS
- Computador
- Vídeos
- Livros didáticos
- Internet
- Projetor multimídia
6. TAREFA
As atividades deverão ser desenvolvidas em vários momentos:
1º momento:A turma será dividida em grupos de quatro alunos.Deverão pesquisar nos links abaixo citados sobre o tema atrito, bem como selecionar um vídeo do you tube de até 5 minutos para posterior apresentação juntamente com uma atividade prática para demonstração da força de atrito.
Inicialmente então. Cada grupo deverá pesquisar sobre:
- o que é atrito
- quais os tipos de atrito(diferenciar atrito estático de cinético)
- identificar o valor em tabelas de alguns coeficientes de atrito.
- reconhecer a existência de atrito no cotidiano das atividades diárias das pessoas.
- identificar a presença de atrito de forma prejudicial às atividades humanas e as formas de minimizar seus efeitos e consequências.
- Identificar a presença de atrito de forma produtiva e necessária a certas atividades humanas.
Para este momento é indicado que os alunos acessem os seguintes links e é importante nesta etapa que cada aluno faça o acesso individualizado, já que existe computadores para todos. Os links sugeridos são:
2º momento: Para maiores informações , os alunos podem ainda acessar diversos livros específicos presentes na biblioteca, fazendo então uma síntese dos principais aspectos sobre o assunto para posterior construção de material em PowerPoint.
3º momento:
Realizada a síntese do tema, cada grupo fará a construção das informações adquiridas em PowerPoint.
. O professor então fará uma seleção daquele material que melhor especificar o tema em questão e o grupo com o projetor multimídia apresentará para os demais colegas. Para pesquisar como construir em PowerPoint, os alunos deverão acessar os seguinte links, para a partir de então construir a apresentação. O s links sugeridos são:
4º momento:
Cada grupo pesquisará ainda na Internet um vídeo referente ao assunto que não ultrapasse o tempo de cinco minutos para não se tornar cansativo. O material deverá ser baixado e salvo no pen drive da professora junto com a construção do PowerPoint. A professora fará uma seleção daquele que melhor define o tema abordado.
O desenvolvimento da prática experimental a ser apresentada deverá ser construída em grupo como tarefa de casa para ser apresentada na aula de encerramento das atividades.
5º momento:
Neste último momento o grupo selecionado faz apresentação do PowerPoint com o projetor multimídia, em seguida apresenta o vídeo escolhido. Ao final desta apresentação então todos os grupos fazem a exposição prática de sua atividade experimental.
7.AVALIAÇÂO
Esta será realizada considerando-se os diversos momentos de desenvolvimento do trabalho totalizando uma pontuação de 15. Porém mesmo o trabalho sendo em grupo será considerado a avaliação individual.
. de o a 5 pontos: Interesse e participação durante a pesquisa e acesso aos links na internet
. de 0a 5 pontos: interesse, participação e adequação do conteúdo na construção do PowerPoint e seleção do vídeo.
. de de 0a 5 pontos: atividade prática experimental.
8. CONCLUSÃO
A presente Webquest buscou desenvolver a capacidade de pesquisa dos alunos através da indicação de links previamente definidos pelo professor, como possibilidade educativa proposta pelo curso de Mídias na Educação. Sem dúvida a Webquest tem se mostrado uma alternativa muito eficiente para o uso das tecnologias e mídias para o ensino dirigido, pois a seleção prévia realizada pelo professor aos sites fornecidos, favorece uma linha central de pesquisa, sem o risco de o aluno dispersar-se em outros sites que não atendam aos pontos relevantes da pesquisa.
Terrimar achei muito legal sua webquest. Ruti
ResponderExcluirColega Terrimar, seu blog está ótimo.Parabéns.Maria Ely
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