terça-feira, 19 de abril de 2011

Reflexão do texto: Quer aprender? Crie um blog.

A aprendizagem sempre foi o grande desafio da educação. Muitos pensadores, muitas teorias, e outras tantas ideologias, aceitas por uns e contestadas por outros, já foram desenvolvidas a fim de buscar êxito no processo do "ensinar-aprender", tarefa esta muito complexa. O mundo está em contínua transformação. O professor deve estar atento às novas mudanças. O uso de tecnologias e mídias é evidente em todos os setores da sociedade. A escola inserida neste contexto e formadora de indivíduos que passarão a atuar neste mundo  precisa aperfeiçoar-se.
As práticas pedagógicas devem se adequar aos novos tempos.Conforme citação do professor José Manuel Moran: "educar numa sociedade em mudanças rápidas e profundas nos obriga a reaprender a ensinar e aprender...". Sendo assim como  no texto da autora Paloma Cotes: Quer aprender? Crie um blog, também concordo que a criação de blog pode ser sim uma  ferramenta muito útil no processo de aprendizagem . Entre as razões que a autora aponta como positiva , endosso a questão da aproximação entre professor e aluno, maior reflexão dos conteúdos, bem como mantém o professor atualizado, além do que é um atrativo a mais para o"aprender", já que a maioria dos nossos alunos gostam muito deste mundo virtual e de imagens.
Contudo, como em todas as nossas práticas pedagógicas, devemos ter o cuidado de incluir  todos os educandos no processo de aprendizagem, conciliando suas diferenças. Nesta prática  devemos dar  a mesma atenção, para que não ocorra uma nova forma de exclusão: a exclusão digital, uma vez que nem todos os alunos tem computadores e acesso à internet em suas casas.
Assim, entendo que as atividades com blog devem ser  muito bem planejadas,  com os recursos disponíveis, levando-se em conta as diferenças  de nossos educandos. Dessa forma  a criação de um blog  poderá ser uma ferramenta pedagógica muito construtiva no processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário